Sr. Nariz


Continuando na esfera do mundo de liderança e de líderes, algumas vezes nos deparamos com aquelas pessoas que lutam contra seus próprios narizes. Como é isso? São aquelas pessoas que de tão arrogantes e acintosas, possuem seus narizes maiores que elas próprias. 
São criaturas que não escutam opiniões. Não escutam conselhos, não escutam as pessoas da sua equipe e apenas fazem as coisas a sua maneira. Lutam desesperadamente na esperança que um dia a deusa da Cirurgia Plástica acabe redimindo seu avantajado nariz.
Mas de que adiantaria? Sairia um nariz perfeito e entraria um dedo. Um dedo que aponta para tudo e para todos. Um dedo autoritário, absolutista e acusador. Pois assim são os narigudos. Não assumem responsabilidades por seus atos, ou não atos, mas sempre procuram em quem colocar uma culpa ou alguém pra intimidar. Sr. Nariz apenas manda fazer. Se houver sucesso o mérito é dele. Se falhar, a culpa foi sua. Sr. Nariz gosta de oprimir. Ele chama sua atenção na frente de todos, para mostrar o poder do seu nariz e do seu dedo.
Ano passado Sr. Nariz assumiu a área em que trabalho na empresa. Já vendo que eu iria ter problemas com Sr. Nariz, comecei a pleitear minha mudança pra outra área, outro chefe. Fiz sem o conhecimento dele, pois Sr. Nariz não iria facilitar as coisas para mim.
Então Sr. Nariz começou a demitir todos aqueles que não se submetiam às suas vontades ou idéias malucas. Ou simplesmente porque achava que certas pessoas eram desnecessárias, redundantes, ao trabalho que estava sendo realizado. Sr. Nariz tirou tantas pessoas que deixou sua equipe sobrecarregada e algumas áreas sem recurso algum. Porque seu nariz sempre voltado para o alto o impediu de ver isso.
Sr. Nariz e sua trupe deixam de pagar fornecedores, deixam de olhar pelos seus recursos, seus funcionários. Cortam gratificações e aumentam o trabalho. Deixam sua equipe insatisfeita. Uma coisa que aprendi nessa minha breve passagem pela terra é que o que faz a engrenagem de uma empresa girar são seus funcionários. Se eles estão felizes e satisfeitos com o trabalho que fazem, a engrenagem gira mais rápido e melhor. Do contrário a engrenagem simplesmente vai parando. Que é o que estou vendo acontecer.
E assim Sr. Nariz vai deixando seu legado, seu estrago na área até que alguém se dê conta e quebre seu nariz. Não sei se isso tudo faz parte de alguma bizarra estratégia global da empresa, e que o Sr. Nariz atua apenas como um coadjuvante nisso tudo. Rogo que não. Rogo que algum oráculo veja as presepadas que o Sr. Nariz vem fazendo e acorde para a vida. 
Porque assim é o homem todo nariz. Estraga a vida dos outros e das organizações. Olha apenas para si e para cima, pisando em quem está abaixo dele. E quando se dão conta, às vezes já é tarde demais e não há cirurgia que conserte o que foi feito. Perseguido pelo nariz avantajado saio do meu casulo para mais um duelo, não obstante esse calor infernal que faz nessa cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CPF pra Estelionatário Ver!

Data Protector Cannot connect to the SCM (Service Control Manager)

Puff Power Daneryes