quarta-feira, 20 de maio de 2009

UFPE x Particulares


Ahhhh... Lembro do tempo em que todo estudante sonhava em entrar para UFPE não porque iria receber sua formação sem a obrigação de pagar uma quantia razoável todos os meses, mas pela própria qualidade do seu ensino! Professores altamente capacitados e experientes, Foco no aprendizado, etc. Não haviam também muitas opções de Faculdades / Universidades particulares, dependendo do curso escolhido. Direito: UFPE, UNICAP ou a Faculdade de Direito de Olinda (não recordo de outras no momento). Engenharias: UFPE, UNICAP e UPE. Ciências da Computação então - o meu escolhido! UFPE ou UNICAP! Passei na primeira entrada na UFPE e segunda entrada na UNICAP. Acredito que aquela época era o início da decadência dos cursos de graduação da mesma.
Hoje são infinitas as opções para cursos. FOFA, FUFA, FEFO, FAFIFU, UPALALA, etc... E hajam siglas... Fora aqueles "cursos" de dois anos e meio. Podem ficar com raiva de mim, mas pra mim aquilo não vale de nada! Pode valer pro MEC, pro Jamelão, pra quem seja. "E o que isso vai me importar se vale ou não o curso pra você, Gusmão?" - Alguém pergunta. Nada... nem quero, senão vocês tavam eram fudidos na minha mão!
Não estou dizendo que essa gama de opções é algo negativo, mas fica difícil também saber se o curso tem alguma qualidade ou não. Se os professores são preparados ou não. Hoje qualquer estudantezinho meia-boca que fez alguma especialização pode dar aula nessas faculdades. Tá, não estou desmerecendo o cara. Pode ser um excelente professor, mas convenhamos que isso é a excesão.
Ahhhh, mas a UFPE sim... Tem todos os professores qualificados, experientes, cão chupando manga! Mas o que aconteceu com os cursos de graduação então? Simplesmente o foco desses professores agora é outro: Pós-Graduações, Mestrados e Doutorados. Para eles é um martírio dar uma aula para alunos graduandos. O que fazem então? Apatolam professores substitutos para fazerem seu trabalho "sujo". O melhor de tudo que não se tem o controle sobre esses professores substitutos. Professor substituto pra mim é para substituir e não ficarem praticamente efetivos.
Ai temos esse quadro bizarro atual da graduação em Pernambuco: As faculdades particulares brigando aos tapas para encherem suas salas, porque quantidade é dinheiro imediato no bolso, qualidade é a longo prazo! Colocando propagandas ridículas que tomam uma página inteira de jornal - e diga-se de passagem, enganosas - lembrnado-me até os Sábados na Rua das Calçadas quando eu era criança que os vendedores ficavam disputando a clientela aos gritos em alto-falantes.
Do outro lado temos uma instituíção com a nata dos alunos das melhores instituíções de ensino e a nata dos professores pós-graduados, mestrados, doutorados e PhDs, mas que esqueceu suas origens e agora vira completemente seus brilhantes olhinhos para o maravilhoso e colorido mundo da PÓS-graduação.
Deixei o curso na UFPE e optei pela UNICAP por ter me sentido desrespeitado como estudante e pessoa.

I remember teh time when all student dreamt about get into UFPE. Not because he would have your graduation without obligation in per month payment, but for the teachment quality! High qualified teachers, Learnment focus, etc. It's true that in that time that wasn't too much options about Universities, depending on the course option. Laws: UFPE, UNICAP or Faculdade de Direito de Olinda. Engennier: UFPE, UNICAP ou UPE. Computer Sciences - my choice - UFPE or UNICAP.
Today we have so many options. And more those two and a half year courses. You can be angry with me but I don't find of a good study, those courses. But I'll not also conden all those options, but it's hard do identify between them, a good one. If they have good teachers or not, because any post graduation student can teach in one of those places. Maybe I'm being too hard with those teachers. Of course there are good ones among them, but they are exceptions!
And teh UFPE, what happened? It's simple: their goal changed! The don't mind anymore abut the graduation student. They know about their Master's Degrees, Doctor's Degrees, etc. Teach normal graduation students is now a penitence for they. So they put Susbtitutes to teach their classes. Know we have at one side Private Universities fighting among them to put more students inside, because for they quantity is better then quality. And at other side the UFPE, forgetting your origins and turning your shining eyes to the wondeful Post Graduation World!

5 comentários:

  1. Brother, concordo em partes com o q vc disse (ñ q vc ligue pra isso, kkk). O ensino em todos os lugares ficou uma merda. Me formei como educador pela UFPE. Desisti do mestrado por fights com esses PHDs da vida. Mas isso é a causalidade. Se entendi bem vc fez ou faz Ciências da Computação, meu irmão se formou nisso lá na UFPE e tem mestrado nesse trem pela UFPE tb. Lembro das queixas dele. Infelizmente a vida tá assim. Vale à pena estudar? Triste fim da educação! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cara, opiniões sempre são bem-vindas, ainda mais porque até hoje eu achava que apenas dois amigos meus que liam meus posts :D
    Desisti de fazer um Mestrado não só por conta disso, mas porque na área que atuo isso não vale nada. Uma certificação em Banco de Dados está valendo mais que qualquer mestrado ou doutorado para quem atua nessa área.
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    Sou técnico de informática acabei de terminar o curso na unibratec
    Vi o comentário de vocês e concordo e a educação brasileira caminhando para O DIA SEM AMANHA
    Estou prestando vestibular para informática não sei se católica (Unicap) ou FIR OU UNIBRATEC
    Gostaria de ajuda sei que não e o tema
    AGRADEÇO VOSSA ATENÇÃO.

    DE: PAULO – RECIFE - PE

    ResponderExcluir
  4. Vamos lá... Faz um bom tempo que estou fora do mundo universitário. A última vez fazem uns cinco anos quando eu fiz minha pós. Eu até havia sido convidado por um colega de trabalho para ensinar numa faculdade particular, mas atualmente não vou conseguir gerenciar meu tempo para tal, então deixei quieto.
    O que posso te dizer sobre a UNICAP é que talvez o curso ainda tenha qualidade, mas o preço não é nem um pouco atrativo. A UFPE tem os problemas que citei no post (isso eu garanto). Não estou fazendo propaganda, mas acho que a FIR tem atualmente um excelente custo x benefício. Diversos colegas meus (bastante exigentes e experientes na área) estão se formando lá. E não os vejo criticar a faculdade. Diante desse cenário acho uma boa opção.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Guzma

    E muito bom obter informação de pessoas que já
    Tem experiência no assunto.
    já ouvir falar muito bem da FIR também

    Obrigado mais uma vez e sucesso na carreira

    ResponderExcluir

Locations of visitors to this page
Côcos pelo Mundo